jusbrasil.com.br
17 de Setembro de 2019

Como participar de forma construtiva da comunidade Jusbrasil?

Juliana Jennifer, Advogado
Publicado por Juliana Jennifer
há 4 meses

Você já parou pra pensar alguma vez na importância de participar de discussões? Alguns autores, seja aqui ou em qualquer outra rede jurídica produzem conteúdo em busca de algum objetivo, isso é fato. Mas você sabe o que querem?

Alguns buscam apenas reconhecimento, outros querem receber feedbacks, e outros apenas compartilhar conhecimento. Seja qual for o motivo, de certa forma todos eles participam desse espaço enorme que chamamos de comunidade.

Aqui, contamos com muita gente boa que nos auxilia a cumprir a nossa missão.

Aliás, você já conhece a nossa missão, não é?

Provavelmente, você já leu em algum dos textos publicados pela Natália ou pelo Igor, que temos a missão de resolver todas as dúvidas jurídicas que o cidadão possa ter. De forma aprofundada, queremos (e temos conseguido) aproximar pessoas de seus direitos básicos e ainda desconhecidos. E para isso temos contado com a ajuda de todos vocês, desde o princípio.

Bom, mas voltando ao assunto, participar é fazer parte de algo. Todos vocês aqui fazem parte dessa comunidade simplesmente por estarem aqui lendo este texto, certo? Mas quero que entendam a importância de participar das discussões. Isso significa que dar feedbacks, expor opiniões ao comentar em um texto do seu interesse e publicar conteúdos jurídicos são formas de fazer parte.

Vamos discutir algumas coisas importantes nessas práticas

Toda comunidade é regida por membros, objetivos e um propósito. E para que isso dê certo, são necessárias regras básicas de convivência. Infelizmente, ainda presenciamos algumas práticas que vão de encontro com esses princípios. Vamos entender melhor quais são elas?

  • Discordar sem ofender: é importante saber discordar e expor opiniões de forma gentil. Isso significa que é possível discordar de um tema geral proposto ou até mesmo de uma pequena menção no texto do autor, sem disparar ofensas à ele. Além disso, você estará atribuindo um valor imenso ao texto com um comentário construtivo contrário ao que foi exposto.

  • Ser gentil com quem comete erros: já vimos algumas vezes publicações que traziam informações erradas ou incompletas. Textos assim desinformam os leitores, mas é importante fazer a correção com a maior cautela possível, já que seu objetivo é informar. Se você identificou algum trecho errôneo ou alguma menção legislativa errada, comente o conteúdo e faça a correção necessária, mas sem ofender aquele autor. E caso identifique algum conteúdo completamente equivocado, nos reporte!

  • Não publique conteúdo agressivo-partidário: os textos políticos são os que mais atraem comentários agressivos por aqui. Lembre-se: sua opinião não é a única correta e a verdade não é absoluta! Discussões desse tipo são muito importantes em termos sociais, mas é importante atentar-se do que é ofensivo e do que é contra argumentativo.

Consequências para membros que não respeitam as regras de convivência

Quando identificamos, através do reporte de membros da comunidade, comentários e ações que ofendem um ou os demais membros, sempre entramos em contato para sinalizar sobre a conduta. Enviamos mensagens explicando nossas regras de convivência, pois acreditamos que é a melhor forma de educar uma conduta inadequada de cada um.

Sempre damos uma segunda, terceira, quarta, quinta chance para os reincidentes, e temos percebido que na grande maioria das vezes, conseguimos alcançar o objetivo!

Como disse, a maioria das pessoas entendem nossas regras e as internalizam.

Porém, há casos reincidentes onde mesmo com todos os contatos e formas de conversação, alguns membros seguem com a mesma linha de conduta.

Só então, banimos.

Vale ressaltar que o membro banido ainda poderá consumir conteúdo jurídico da comunidade, porém não terá mais um perfil. Ocorre que, sem um perfil não será mais permitido participar ativamente da comunidade e de suas discussões.

Queremos que todos tenham acesso máximo à informação e conheçam um pouco mais sobre seus direitos, nunca privaremos ninguém disso!

No fim das contas, o que vai prevalecer é a gentileza e bom senso de todos nós. Participe das discussões, faça-se presente e sinta-se à vontade para acrescentar valor aos conteúdos e expor suas opiniões.

Avante, comunidade! \o/

Photo: Pixabay

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Adorei o texto Juliana!

O caminho é muito simples nessa plataforma tão bacana. continuar lendo

Obrigada, Gabriela! Verdade. É tão bom entrar em uma discussão construtiva e sair mais rica em conhecimento, né? Temos que saber preservar e cultivar ambientes assim. continuar lendo

Não acho errado o intuito do site serem as discussões, mas realmente muitas pessoas se acham no direito de criticar o outro. As pessoas que tem ego grande são as piores, porque acham que tudo que o outro faz está errado.
Concordo que temos que ser pacíficos, mas muitas vezes é difícil controlar a fala em situações desse tipo. continuar lendo

Concordo em boa parte, Alice! Críticas são bem vindas sempre, de forma a instruir algo ou alguém. Não vejo problema em fazermos uma crítica construtiva a um comentário de opinião, ou até mesmo à pessoa que falou. O problema é que muitas vezes não sabemos direcionar aquela crítica sem ofender o outro. Isso é muito importante! Até mesmo quando recebemos algum questionamento nesse sentido, temos que saber responder de uma forma diferente.
Obrigada pelo comentário! continuar lendo

Obrigada por compartilhar; aproveito para dizer que tem gente aqui que é pior que eu nos comentários...., e olha que eu já não sou fácil - principalmente quando me tacham disso ou daquilo que não sou (em relação à política que sou neutra)...;

Quando elogio e posto algum conteúdo de Direito com algo político é pelo que a pessoa fez ou como a pessoa agiu - aí vem os fundamentalistas que acham que o mundo é preto ou branco e que a gente obrigatoriamente tem que ter um partido de estimação e não é o meu caso - sou POR pessoas e atitudes; logo uma anti-partidária!

Como diria Leandro Carnal: "todo fundamentalista é chato pra ca........".
Isso vale para os religiosos e os ateus;
os de um partido ou de outro e assim vai!

As pessoas tem que entender que nem todo mundo do PT é lixo, como nem todo mundo da Direita, centro direita ou PCdoB é basura = trash).
Parabéns pelo texto
Sucesso para ti
Mais "fé" no ser humano e menos em ideologias! continuar lendo

Obrigada pelo comentário, Elane! Considerando que você participa ativamente (e diariamente) da comunidade, sei que está 100% por dentro dessas regras básicas de conviência, rsrs.
Sucesso para todos nós! continuar lendo

excelente, parabens continuar lendo

Obrigada, Guillermo!
Sucesso! continuar lendo