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16 de Dezembro de 2018

10 passos para produzir conteúdo jurídico relevante e de qualidade na web

Como produzir conteúdo jurídico que atraia seu público alvo?

Juliana Jennifer, Advogado
Publicado por Juliana Jennifer
há 3 meses

Imagem: Pixabay

Primeiro, você sabe o que é um conteúdo relevante? É simplesmente, todo e qualquer conteúdo que seja de interesse das pessoas que você deseja atrair.

Agora, para produzir conteúdo relevante e de qualidade, você precisa, além de produzir textos de interesse dos seus leitores, atribuir valor à esses conteúdos.

No marketing de conteúdo, as estratégias se unem para que sua produção de conteúdo seja atraente e relevante para quem o procura. Certo, mas isso você já sabe…

Mas quais são as principais estratégias usadas para isso? Se liga nessas dicas!

1. Descubra quem é seu público alvo e crie uma persona

Antes de tudo, você precisa entender quem é seu público alvo e só depois disso, traçar a melhor estratégia adequada a ele. A persona é a representação fictícia do seu potencial cliente ideal, e para defini-la é preciso analisar dados de características e comportamento de seus leitores.

Para produzir o conteúdo para ela, você precisa entender quais são suas dores, dilemas, dúvidas e assim, entregar o conteúdo que ela quer ver. Definir seu público alvo e criar uma persona, é descobrir para quem você destina suas publicações, e entender o que eles buscam ao clicar no seu conteúdo.

2. Solucione dúvidas jurídicas

- Mas como assim, vou dar consultoria gratuitamente?

O maior erro de quem abomina solucionar dúvidas jurídicas, é achar que está oferecendo consultoria. Dar consultoria é oferecer uma análise gratuita de um caso concreto. Esclarecer dúvidas jurídicas é levar conhecimento a uma massa, sobre assuntos do meio jurídico. As pessoas querem respostas sobre dúvidas, e se você quiser atrair mais leitores, é isso que deve oferecer.

3. Use estratégias de SEO

Otimização para mecanismos de busca (ou Search Engine Optimization), é uma estratégia do marketing de conteúdo. É um conjunto de técnicas utilizadas para colocar seu conteúdo entre os primeiros em mecanismos de busca, como o Google. Dentre essas técnicas estão o mapeamento de palavras chave e formatação de texto, que atraem tráfego orgânico, ou seja, mais visitas para seu post/site/blog.

Então, utilize (com moderação) as palavras chave sobre aquele assunto no título e durante todo o texto.

Exemplo: marketing jurídico; produção de conteúdo jurídico.

Além disso, crie conteúdos objetivos e de fácil assimilação.

4. Utilize a linguagem de acordo com sua persona

Se seus leitores são civis que buscam tirar dúvidas, você não vai apresentar um conteúdo com uma linguagem rebuscada, não é? Então, se atente ao tipo de linguagem que mais se adeque à sua persona. Se seu objetivo é fazer marketing jurídico através do conteúdo, você terá que atrair o máximo de leitores, e ainda gerar bom engajamento com o texto. A linguagem é essencial para passar a mensagem do seu texto aos leitores.

5. Adicione imagens ao texto

As imagens atribuem boa estética ao conteúdo. São elas que oferecem o conteúdo visual do seu texto. Por isso, é importante que ela esteja relacionada ao assunto abordado. Se atente também ao tamanho e resolução da imagem, é importante que ela esteja impecável para oferecer beleza ao conteúdo.

Sempre adicione imagens!

6. Fale sobre temas procurados no mundo jurídico

Não sabe o que publicar? Pesquise quais são os temas mais atuais do mundo jurídico, e escreva sobre eles. Quais são os temas com mais relevância no Direito atualmente? Saiba utilizar os meios digitais a seu favor!

Além disso, se você é advogado, lida diariamente com casos jurídicos. Que tal escrever sobre as resoluções dos seus casos? Como proceder se tal pessoa passar pelo que seu cliente passou?

Saiba aproveitar as experiências do dia a dia, e abuse do conteúdo perene (aquele que vou falar no próximo tópico!).

7. Produza conteúdos evergreen

Já falei sobre eles em outros posts. Os conteúdos evergreen (ou sempre verdes, ou perenes…) são aqueles que serão úteis por muito tempo, e seu pico de visualizações não tende a baixar rapidamente. Além disso, pode permanecer no topo do ranking do Google (através do SEO) por muito tempo, e está pouco propenso a afundar no limbo digital.

8. Distribua seu texto em tópicos

Isso é um tópico de formatação de texto, mas preferi abordá-lo separadamente. Dividir em tópicos deixa seu texto mais simples, de fácil assimilação. Se o assunto for extenso e complexo, isso ajudará a mantê-lo estruturado, além de não agrupar todas as palavras unicamente, tornando cansativa a leitura.

9. Revise seu conteúdo

Sempre leia seu texto antes de publicar, parece óbvio mas muitas pessoas publicam um ótimo tema com erros de formatação, ortografia, coesão e coerência.

Sem a revisão é quase impossível perceber parágrafos que não se ligam e frases mal colocadas. Sempre revise antes de publicar.

10. Adicione CTA’s

CTA é uma sigla em inglês que significa “call to action”, ou seja, chamada para ação. Isso significa induzir o leitor a fazer alguma ação no seu texto, ou após a leitura dele. É extremamente importante para estratégias de marketing de conteúdo, porque cria uma comunicação objetiva com o leitor. Nos CTA’s, você também pode adicionar links, assim, o público permanecerá mais tempo no seu perfil, lendo seus artigos.

Exemplo: “Deixe aqui seu comentário”, “Acesse e leia esse artigo”, “Veja minha página na web”.

Ah! Eles sempre se posicionam no final da página.

Bônus: Se você busca crescer sua página aqui no Jus, sempre adicione tópicos em suas publicações! Se você deseja que seu conteúdo seja visto por mais pessoas, e pelas pessoas interessadas nele, adicione os tópicos corretos.

Se curtiu esse post, clique aqui e dê uma olhada nesse outro artigo sobre marketing jurídico!

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20 Comentários

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Sempre excelentes dicas!! Parabéns pelo texto! continuar lendo

Obrigada! Estou aguardando a próxima publicação de vocês, viu? hahahaha continuar lendo

Excelentes dicas, parabéns pelo artigo! continuar lendo

Muito obrigada, Stefani!! continuar lendo

Obrigada por suas dicas, Ju, e também muito obrigada por atender minha sugestão de conteúdo. Gratidão! continuar lendo

Eu que agradeço pela sugestão, e espero ter acrescentado de alguma forma!
Beijão! continuar lendo

Ótimo, parabéns!!! continuar lendo