jusbrasil.com.br
17 de Setembro de 2019

Como a produção de conteúdo jurídico pode te ajudar na sua estratégia de marketing?

Se criados de forma correta, conteúdos para web podem atrair, engajar e fidelizar o seu público online.

Juliana Jennifer, Advogado
Publicado por Juliana Jennifer
ano passado

Em meio à vasta concorrência, advogados e escritórios de advocacia passaram a utilizar a produção de conteúdo como meio de expandir sua marca e construir autoridade no mercado. A web se tornou uma das principais ferramentas para engajar o público desejado e aumentar sua visibilidade online, formando uma nova cadeia de clientes.

Imagem: Unsplash

Entramos no assunto marketing de conteúdo. Basicamente, a estratégia se baseia na criação de conteúdo relevante, que mapeie e responda as principais dúvidas e questões do público leitor.

Uma vez que o produtor de conteúdo jurídico para web, ajuda o público a atingir seus objetivos, constrói-se uma relação de confiança entre autor e leitor, e tal relação pode atribuir visibilidade à sua marca profissional.

Alguns benefícios auxiliam um crescimento mais efetivo da marca. Além de entregar valor e construir uma relação de confiança com sua persona, o tráfego orgânico da sua página (site/blog) tende a aumentar.

Para que haja sucesso na produção de conteúdo, o planejamento é a porta de entrada.

Algumas etapas devem ser seguidas, como:

A escolha de tema do conteúdo: Neste caso, elucidar dúvidas jurídicas é uma boa estratégia, pois atrai de forma efetiva a atenção do público.

Depois, analise qual tipo de linguagem será utilizada nos textos. Entenda quem é seu público alvo e crie uma persona, existem tipos de linguagem que são destinadas a públicos diferentes, como leigos, advogados, curiosos de outras áreas, entre outros. Se seu objetivo é atrair um público abrangente, uma linguagem fácil, sem o famoso “juridiquês” aumentará as chances dos leitores serem possíveis clientes, e não somente profissionais da área.

A utilização de estratégias como SEO (Search Engine Optimization), é importante para que seu conteúdo atraia tráfego orgânico, e atinja o primeiro lugar em mecanismos de busca, como o Google. Dentro desse escopo, está o rankeamento de palavras chave. O produtor de conteúdo deve entender quais as keywords (palavras chave) mais procuradas sobre aquele assunto, e encaixá-las no texto.

Para os motores de busca, quanto mais relevante seu texto, mais ele subirá no ranking!

O tamanho e formato do conteúdo também são importantes. Evite criar textos extensos, com informações a mais. Busque sempre agregar valor sendo direto e prático. Além disso, o uso de listas enumeradas, negrito e itálico facilitam a compreensão do leitor e tornam seu conteúdo de fácil assimilação.

O fato é que, quem busca sanar dúvidas sobre um determinado assunto, não quer encontrar nos textos obstáculos de interpretação. Isso o afastará do conteúdo e de possíveis visitas futuras. Caso isso aconteça, você terá perdido um possível cliente.

Depois de traçado e executado o planejamento, é necessário nutrir seus leads, mantendo uma frequência de publicações. Quanto mais publicações feitas, mais conhecerá sua persona e aumentará seu ciclo de leitores e potenciais clientes.

Construir autoridade no mercado, através do marketing de conteúdo jurídico não é algo do dia para a noite, é preciso frequência e dedicação para entender as principais dores do público, e assim atribuir esse valor na sua estratégia de marketing.

Outro ponto relevante: crie conteúdos evergreen.

Esse tipo de conteúdo perene busca educar o leitor com informações completas, e que podem ser úteis por muito tempo, diferentemente dos conteúdos noticiosos, que possuem um pico de popularidade e depois desaparecem.

A criação desse tipo de conteúdo ajuda a construir a autoridade que você deseja no mercado, e atrair leitores que, quando precisarem, buscarão contar com você.

Gostou do artigo? Recomende 👍 e comente sobre ele ali embaixo!

24 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Espero que você aprove o nosso conteúdo! Adoramos o seu! Parabéns! continuar lendo

Obrigada @direitoanimado ! Estou acompanhando os conteúdos de vocês, e tenho gostado bastante.
Fico feliz em retribuir!
Abraços. continuar lendo

Parabéns Dra.
Muito bom o texto.
Muito obrigada pelas dicas.
Grande abraço e muito sucesso. continuar lendo

Eu que agradeço pelo feedback, fico feliz!
Abraços e sucesso também! continuar lendo

Gostei. Objetivo e direto. Constato que tem termos técnicos e posicionamentos enriquecendo o seu texto, além da linguagem clara. continuar lendo

Muito obrigada, Alan! Que bom que minhas dicas foram claras e objetivas. Espero que os termos técnicos também tenham ficado claros para todos os leitores.
Grande abraço! continuar lendo

Agradecido pelo conteúdo doutora! Informações valiosas. Sucesso! continuar lendo

Que bom que gostou, Rodrigo!
Obrigada e sucesso a todos nós! continuar lendo