jusbrasil.com.br
21 de Setembro de 2018

Descubra como vencer o bloqueio criativo na hora de escrever seus textos

Dicas que irão fazer suas ideias fluírem novamente!

Juliana Jennifer, Advogado
Publicado por Juliana Jennifer
há 2 meses

Imagem: Unsplash

Por definição, o bloqueio criativo é um obstáculo psicológico, que impede de criar ou desenvolver uma atividade. Sabemos que produzir conteúdo não é uma tarefa fácil de ser executada. Muitas vezes perdemos a inspiração ou nem chegamos a encontrá-la. Por isso trouxe neste artigo dicas para superá-lo.

Inicialmente, convém dizer, que para começar a escrever você deve estar 100% focado na produção do texto. Pois, muitas vezes a falta de inspiração pode ser confundida com a falta de foco, e isso é um equívoco.

Apesar de quase sempre precisarmos ser multitarefas, na produção de conteúdo isso não funciona. É preciso estar totalmente focado, para que sua inspiração ocupe as linhas do texto.

Um artigo de Harvard, aponta que ser multitarefa reduz em 40% sua produtividade, aumentando em 10% o nível de estresse. Portanto, criar enquanto executa outras tarefas aumenta o tempo investido, além de ser muito complicado.

Crie um Brainstorming

A expressão significa “tempestade de ideias” e ajuda a explorar sua capacidade criativa. A técnica resume-se em juntar todas as ideias em um lugar só, sem descartar nenhuma. O critério é analisar uma a uma, para escolher as que atendem ao seu objetivo. No fim, você terá excelentes ideias.

Monte a estrutura do texto

Crie a estrutura geral do seu texto, sem pensar no conteúdo que irá colocar. Defina se ele será um Guia, uma lista, um debate, ou terá outro tipo de estrutura. Isso estimulará seu pensamento, quando ao desenvolvimento do artigo.

Você também pode escrever as partes prontas que já tinha em mente, e depois organizá-lo por etapas.

Leia e pratique sua escrita

Nada melhor que estudar mais sobre o assunto, quando faltar inspiração. Possa ser que, seu bloqueio criativo se dê pela falta de conhecimento sobre o que deseja falar. Antes de escrever sobre algo, procure ler bastante sobre o que quer compartilhar.

Escreva sobre outros assuntos. Produza um texto mais simples, sobre o assunto que quiser, exercite sua escrita. Além do exercício, reduzirá a chance de acontecer novamente o bloqueio criativo.

Faça pausas!

Pode parecer clichê, mas muitas vezes, a razão pela falta de inspiração se dá por cansaço, preocupações, ou algum problema pessoal. Faça uma pausa para fazer algo simples e interativo, como jogar, assistir, sair pra passear, depois tente novamente. Suas ideias fluirão com mais facilidade. Só não perca o foco!

O bloqueio criativo também pode corresponder à falta de ideias sobre o que deseja escrever, portanto saiba usar como inspiração os elementos que te rodeiam. Se você é da área jurídica, utilize suas experiências diárias, conhecimento prático e escreva sobre isso.

Espero ter ajudado!

Recomende 👍 e comente ali em baixo!

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O terror da tela em branco... hahahah
Mas é como disse Thomas Edison: "Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração."

Boas dicas! Valeu, Juli! continuar lendo

Bem isso! hahaha concordo 100%.
Valeu, Mari!! continuar lendo

Já passei por bloqueios criativos, e tive que dar uma pausa para voltar a escrever, e quando retornei, estava com todo gás novamente! E também já aconteceu de eu querer escrever sobre algo, e ao estudar sobre acabei escrevendo outra coisa! Excelentes dicas, parabéns! continuar lendo

Nada como uma pausa, não é? Comigo acontece o mesmo, sempre que estou desmotivada, ou sem ideias paro um pouco. Quando volto, estou com todo gás! Sempre funciona rsrs
Obrigada, Stefani! continuar lendo

Não sei se com o hábito que adquiri ao longo do tempo, eu possa vir a contribuir, principalmente quando se tratar de um texto em resposta a um comentário que me chamou a atenção na mesma página, mas o meu texto terá que ser situado bem abaixo do referido comentário. (Há situações em que entre o comentário escolhido por mim para dar uma resposta, e a minha resposta, existem outros dez ou mais comentários.) Para situações como esta, eu costumo copiar e colar o referido comentário dentro do espaço em que vou colocar o meu texto. Ficando o meu texto abaixo do comentário copiado. Assim fica mais fácil a minha concentração. Alem do que, eu costumo separar aqueles comentários que não usam parágrafos, em trechos menores, pois assim eu posso criar mais nas respostas. Deixando tudo explicadinho, nos seus mínimos detalhes, como já dizia aquele famoso personagem de um quadro da Praça é Nossa. continuar lendo

Gostei da matéria, principalmente do parágrafo, "Crie um Brainstorming".
Sugiro 3 dicas: escrever de madrugada; captar ideias em momentos de "muito barulho", ou seja, apenas escute e anote em um pequeno caderninho e, para finalizar, dite ideias. continuar lendo

Que bom que gostou, caro Alan!
De fato, já sigo sua primeira dica: escrever de madrugada. É a hora que mais me traz inspiração.
Obrigada pela contribuição.
Abraços! continuar lendo